Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

10 regras de etiqueta para ser um bom golfista

Existem determinadas regras de protocolo que todos os golfistas devem seguir de modo a que a prática do seu golfe seja reconhecida e elogiada por todos. Conheça quais são as 10 regras de etiqueta para ser um bom golfista e faça com que jogar consigo seja um bom momento.  

1. Procure não ser o jogador mais lento

Podem existir vários jogadores a competir num mesmo jogo de golfe e isso implica que um jogo demore várias horas. Dessa forma, e para que se mantenha um ritmo de jogo elevado, deve procurar não ser muito lento, pois assim a competição será mais disputada e emocionante. Caso seja o jogador mais lento, não tenha receio em assumi-lo e deve encorajar os outros jogadores a prosseguir, pois depressa os conseguirá apanhar. Na prática do golfe, existe a máxima que se deve jogar um golfe rápido e todos os jogadores devem estar preparados para realizar imediatamente as suas tacadas. Para não perder tempo, deve ter em atenção dois aspetos de extrema importância:

  • Estar sempre preparado para realizar a sua jogada no tee ou no green;
  • Nunca deve procurar uma bola perdida por mais de 5 minutos.

2. Mantenha sempre o seu temperamento controlado

Independentemente dos motivos que tenha para se sentir irritado e/ou frustrado com um resultado ou com uma jogada, deve manter sempre o seu temperamento controlado. Como tal, não deve vociferar palavrões, nem enviar o seu taco pelos ares quando acontece uma falha numa jogada importante, pois isso deixa toda a gente desconfortável e vai fazer com que, mais tarde, ninguém queira jogar consigo.

Ser golfista é isso mesmo, é saber perder e manter sempre a compostura de bom desportista. Se num dia as coisas correm mal, isso não quer dizer necessariamente que seja um mau golfista. Existirão outros dias em que as jogadas sairão perfeitas e isso vai conduzi-lo à obtenção de grandes vitórias.

3. Respeite o tempo dos outros

O tempo é um dos bens mais valiosos para um golfista. Existem poucas razões para falhar e romper com a marcação de uma partida de golfe e, como tal, o tempo dos outros jogadores deve ser sempre respeitado. Se já combinou a realização de um circuito de 18 buracos com os amigos, deve cumprir com a sua palavra, a não ser que não consiga mesmo por motivos de força maior. O golfe é um desporto fantástico, mas é também um encontro social de amigos e competidores e todos devem estar no local marcado e à hora exata.

4. Arranje o solo onde está a jogar

Os melhores campos de golfe do mundo são aqueles que apresentam os seus circuitos nas melhores condições possíveis e, para que isso aconteça, o papel dos jogadores é fundamental. Todos os jogadores devem respeitar o campo de golfe, deixando-o nas boas condições em que o encontram e devem procurar minimizar os eventuais danos que possam surgir. Cada jogador deve arranjar o solo onde está a jogar depois de realizar a sua tacada, como por exemplo: alisar as pegadas em obstáculos de areia ou mesmo repor os pedaços de relva que foram arrancados no momento de bater a bola. Ao fazê-lo estará a zelar pela manutenção de um determinado circuito de golfe e está a preservar um espaço que no fundo é seu.

5. Seja um jogador silencioso

Para realizar uma boa tacada de golfe, todos os jogadores necessitam de ter a máxima atenção, pois existem várias particularidades que têm de estudar: o vento, o taco a utilizar, a distância, os obstáculos, o terreno, entre outros. Se a isto juntarmos um outro jogador que está sempre a falar e a andar de um lado para o outro, o resultado não será animador e a tacada pode ser péssima. Para que isso não aconteça, deve ser sempre um jogador silencioso, afastar-se do raio de visão do jogador e ficar estático por alguns momentos até que ele faça a sua jogada.

6. Faça com que o seu carro de golfe seja “invisível”

Os carros de golfe são uma peça muito importante no jogo moderno. Eles possibilitam que este desporto seja jogado a um nível mais rápido, aproximam a distância de todos os buracos e carregam os sacos de golfe dos golfistas que são muito pesados. Porém, a sua utilização deve ser o mais “invisível” possível, de modo a não deixar nenhuma marca da sua passagem. É muito fácil deixar marcas na relva sem se aperceber disso. Para que isso não suceda, evite as áreas molhadas e os locais que se encontram desgastados pelo trânsito.  

7. Procure estar sempre em forma e com boa aparência

Todos os jogadores de golfe devem estar na sua melhor forma física para que o seu golfe esteja ao melhor nível, mas também não devem descurar a sua imagem. Os melhores jogadores de golfe, como Bobby Jones, Walter Hagen, Sam Snead, Tiger Woods e Phil Mickelson sempre foram meticulosos com a sua aparência e forma física e os resultados e respeito que conquistaram falam por si. A forma como um jogador de golfe está vestido num campo de golfe é igual à de um empresário que está numa reunião de acionistas de uma determinada empresa: séria e profissional.

8. Desligue o seu telemóvel

Quando vai realizar uma partida de golfe com outra(s) pessoa(s) procure desligar o seu telemóvel. Assim, o jogo não sofrerá qualquer tipo de interrupção e os jogadores conseguirão manter sempre a sua concentração. A existir mesmo a necessidade de ligar a alguém, deve afastar-se dos restantes jogadores e realizar a chamada sem que ninguém dê conta que a efetuou.

9. Dê sempre uma ajuda suplementar aos outros jogadores

É muito fácil prestar ajuda aos outros jogadores, basta que preste mais atenção às jogadas que eles fazem. Uma das melhores maneiras de apoiar os outros jogadores passa por ajudá-los a procurar as bolas perdidas – melhor ainda, vigiar se a tacada foi errada para que esta não se transforme em bola perdida. Por outro lado, deve chamar a atenção aos outros jogadores sempre que detetar que algo não está correto, como por exemplo, um carro de golfe mal estacionado que pode afetar a visão de jogo de um dado jogador.

10. Aprenda todos os princípios básicos

Existem várias centenas de regras de etiqueta para ser um golfista e para ser um dos bons é necessário aprender todos os princípios básicos, como pousar suavemente a bandeirola no chão, repor os pedaços de relva que foram arrancados, deixar os grupos mais rápidos jogar em primeiro, entre outros. A maioria destes requisitos básicos aprende-se através da observação e manifesta-se na relação com os outros jogadores. O conceito máximo passa por deixar o campo de golfe nas melhores condições possíveis para que os próximos jogadores possam explanar da melhor forma o seu jogo.

A sua votação: 
Average: 4.4 (9 votes)