Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Como comprar um golf driver

taco glof driver

Num circuito é fundamental que um golfista tenha um golf driver que lhe permita bater a bola de golfe o mais longe possível. Dessa forma, saiba como comprar um golf driver, entenda a importância do titânio e tenha uma tacada longa, firme e estável.

Para comprar o melhor golf driver, um golfista deve ter em consideração os aspetos seguintes:

Analisar os drivers atuais

Um driver tem uma enorme importância no golfe atual, uma vez que possibilita que um golfista coloque uma bola a uma distância aproximada de 230 metros. A sua utilização é fundamental para sair a jogar do tee, dando assim início ao jogo ou ao buraco, mas também é muito utilizado no fairway, mais especificamente na realização de uma tacada longa.
Atualmente, em termos estatísticos, a distância de uma tacada é um critério que define a categoria de um jogador e é por isso que os drivers se assumem cada vez mais como um dos tacos de golfe mais importantes no jogo de qualquer golfista.

Também é de realçar que os avanços materiais e tecnológicos permitiram que os drivers evoluíssem para um novo patamar. Há 20 anos atrás, os drivers eram feitos de caqui e agora são feitos em aço, composto e titânio, o que melhora significativamente a fluidez de jogo de um golfista. Por outro lado, o tamanho, o ângulo de lançamento, a composição, a área de perdão, a velocidade da bola e a aerodinâmica são apenas algumas das categorias onde foram realizadas várias modificações, o que faz com que um driver seja um taco de golfe completo.

A importância do titânio na constituição de um driver

Nos últimos anos, o titânio revelou-se como um dos metais mais vanguardistas e preciosos para a prática do golfe. Ele é utilizado no fabrico de putters, ferros, eixos e até nas bolas de golfe. No entanto, nada é mais proeminente do que um driver de grandes dimensões que proporcione uma tacada forte. Atualmente, os fabricantes são capazes de fazer tacos de golfe enormes em titânio e conseguem manter o mesmo peso que um taco de tamanho tradicional.

O alto custo do titânio

O titânio é o quarto metal mais abundante no mundo. Ele encontra-se na areia de qualquer praia, especialmente nas praias da Austrália e China. Apesar desta abundância, os drivers em titânio são mais caros que os modelos feitos em aço. Isto porque é muito difícil fabricar uma cabeça de titânio. A mineração de titânio a partir da areia da praia não é um processo de fácil execução e é por isso que o custo da matéria-prima é mais cara. Para que a construção de uma cabeça de um taco em titânio seja perfeita, o titânio deve ser convertido num vácuo, num repartimento específico e sem ar. Este processo acaba por ser muito dispendioso porque muitas das cabeças dos tacos ficam defeituosas e têm de ser destruídas.

Por outro lado, o eixo de um taco é também um fator a ter em conta. A maioria dos tacos que são feitos em titânio é efetuada com eixos de grafite muito leves. Quanto mais leve for o eixo, mais difícil é a sua construção e mais caro é o produto final.

A cabeça de um driver em titânio

A cabeça de um driver em titânio é, por norma, muito maior do que a cabeça de um taco de madeira ou de iron. Na verdade, os drivers em titânio são cerca de 5 a 7,5 centímetros maiores que a maioria dos drivers de qualquer outro metal. O resultado final é simples: a cabeça de um taco de grandes dimensões não curva tanto nas tacadas que são realizadas fora do centro de embate e um eixo longo traduz-se num maior movimento de swing – estes são dois elementos fundamentais para ter uma tacada longa no tee.

A jogabilidade de um taco em titânio

Um taco em titânio tem uma cabeça maior e, como tal, oferece uma maior superfície de impacto. Dessa forma, quando um golfista realiza uma tacada fora do calcanhar ou na ponta do driver, isso não quer dizer necessariamente que a tacada seja má. Uma pancada certeira faz com que a bola de golfe percorra uma maior distância e é por isso que o driver é o taco escolhido para sair a jogar do tee.

O titânio e a cabeça de grandes dimensões fazem com que um jogador melhore o seu número total de tacadas e isso contribui significativamente para melhorar o seu jogo. Por outro lado, também permite que os golfistas seniores acompanhem o ritmo que os mais novos impõem. É também de realçar que os tacos de golfe em titânio têm uma maior durabilidade que os tacos de madeira.

Escolha um driver com um loft adequado ao seu jogo

Quando comprar um golf driver deve ter em atenção se esse taco é apropriado para o seu estilo de jogo. Não adquira um driver com um eixo rígido ou com um loft menor, pois ao fazê-lo terá menos controle sobre as incidências do jogo. Um taco de golfe com um loft maior permite-lhe uma capacidade de transporte maior e uma rotação mais baixa. Na maioria das vezes um driver de 9 graus tem a mesma capacidade de voo que uma madeira ou metal de 10.5 graus. Isto acontece porque os drivers em titânio são mais compridos e é por isso que é muito importante que escolha um que lhe dê a melhor combinação entre precisão e distância. Tenha presente que quanto maior for o eixo, maiores serão as suas dificuldades em controlar o taco.

Selecione um driver que ofereça o melhor eixo

O componente mais importante de um taco de golfe é o seu eixo. O aço oferece mais precisão que a grafite e esta, por sua vez, oferece uma maior distância. Isto acontece porque no momento do impacto, o aço flexiona menos que a grafite. A grafite é ideal para as mulheres e para os golfistas seniores por três razões principais:

  1. É mais leve, o que faz com que seja uma mais-valia para todos os golfistas que têm problemas nas costas;
  2. Absorve melhor o choque do impacto;
  3. Tem um ponto flexível menor, o que ajuda o golfista a colocar a bola no ar.

Um driver em titânio vai ajudá-lo a bater a bola mais longe – principalmente em tacadas no tee e no fairway, no entanto, é importante dedicar o seu tempo à prática do seu swing e principais fundamentos.

A sua votação: 
Average: 3 (4 votes)