Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Como escolher um taco de golfe

Um taco de golfe é a extensão do braço de um golfista e a sua utilização demonstra a maneira como um jogador se exprime dentro do campo. Saiba como escolher um taco de golfe e faça as jogadas mais espetaculares de um circuito.

Para ser um bom golfista e para aperfeiçoar o seu jogo, é necessário que escolha o melhor taco de golfe. Para o fazer, deve respeitar os aspetos seguintes:

Verificar o nível de golfista em que se insere

No início, todos os iniciantes têm grandes dificuldades em conseguir acertar com o centro do taco na bola de golfe. Na maioria das vezes, atinge-se a bola apenas com o calcanhar do taco ou arranca-se um pedaço enorme de relva no momento de dar a tacada. Dessa forma, é necessário praticar com bastante regularidade, de modo a adquirir uma boa velocidade de swing e melhorar o seu jogo.

O dinheiro que pretende gastar

Se tem um orçamento ilimitado, pode comprar os tacos de golfe que quiser e deve adquirir os de maior qualidade, uma vez que estes oferecem melhores resultados. Por outro lado, se o seu orçamento é reduzido, pode conseguir excelentes tacos de golfe ao comprar tacos usados. Uma das melhores alternativas é procurar nos classificados de um jornal ou acompanhar os leilões que são realizados diariamente na internet.

Entender as opções do eixo de golfe

No golfe, os princípios básicos que todos os iniciantes devem conhecer são: a composição do eixo e o eixo flexível de um jogador.

  1. A composição do eixo. O eixo pode ser de aço ou de grafite. A utilização do eixo de grafite é mais leve e isso possibilita o aumento da velocidade do balanço. Por outro lado, o eixo de aço é mais durável e mais barato.
  2. O eixo flexível de um jogador. Mostra o quanto o eixo curva durante o balanço – swing de um jogador. Ele pode ser caracterizado em 5 categorias diferentes:
    • Eixo flexível de senhoras: Quando o balanço atinge velocidades inferiores a 100 km/h. São tacos utilizados para distâncias inferiores a 165 metros de comprimento e, geralmente, utilizam-se os tacos 3 de ferro ou madeira.
    • Eixo flexível sénior: Quando o balanço atinge velocidades entre os 100 e 120 km/h. Utilizam-se os tacos de ferro 4 para uma distância de 165 e 192 metros de comprimento.
    • Eixo flexível regular: Quando o balanço de um jogador atinge velocidades entre os 120 e 135 km/h. Os tacos mais apropriados são os de ferro 5 e 6 que atingem uma distância que varia entre os 192 e 220 metros de comprimento.
    • Eixo flexível tenso: Neste tipo de eixo, o balanço do jogador atinge velocidades entre os 130 e 150 km/h. Os tacos utilizados são os 6 ou 7 de ferro e são utilizados para uma distância de 220 a 238 metros de comprimento.
    • Eixo flexível extra tenso: Quando o balanço de um jogador atinge 150 km/h. Nestes casos, os tacos mais apropriados são os 8 ou 9 de ferro para atingir uma distância superior a 260 metros de comprimento.

O conjunto de tacos que um iniciante deve escolher

Na prática do golfe, existem alguns cuidados que um iniciante deve seguir para que o seu jogo possa evoluir. Nesse sentido, é necessário escolher um conjunto de tacos que possibilitam o aperfeiçoar do seu swing e da sua forma de jogar em qualquer campo de golfe do mundo.

A aquisição de um taco de grandes dimensões

Para todos os que se estão a iniciar na prática do golfe, a aquisição de um taco de grandes dimensões terá uma maior área de contacto e isso será determinante para que uma tacada seja efetuada corretamente. As más jogadas vão sendo aperfeiçoadas e as tacadas com a cabeça ou calcanhar do taco serão mais sólidas. Com um taco de grandes dimensões, o deslizar da bola pela relva será mais fácil e ao mesmo tempo conseguirá colocar a bola cada vez mais longe. Depois, com a prática, pode reduzir o tamanho do seu taco para que a precisão do seu jogo seja cada vez melhor.

Um taco de golfe com pesos ajustáveis

Para melhorar a trajetória das suas tacadas é aconselhável que adquira um taco de golfe com pesos ajustáveis na cabeça. Ao fazê-lo está a adaptar o seu taco ao seu swing padrão e está a aperfeiçoar o seu jogo. Para as tacadas longas, que são realizadas desde o fairway e rough, é necessário ter um taco de golfe com a cabeça de madeira (são os tacos maiores) para dar um maior efeito à bola em conjunto com um baixo centro de gravidade. Os resultados saltarão à vista, o jogador melhorará a sua técnica e as suas tacadas serão mais certeiras.

A utilização de tacos rasos

Os tacos rasos de madeira ou de metal são os que atualmente estão melhor colocados no mercado e contribuem para a melhoria do jogo de um golfista. Um dos conjuntos mais apreciados são os tacos Pinemeadow, pois têm uma boa qualidade e uma ótima seleção de preços. Por norma, são tacos que possibilitam tacadas precisas devido ao seu baixo centro de gravidade.

A utilização dos tacos padrão

Todos os jogadores devem utilizar os tacos de comprimento padrão a não ser que a sua altura seja despropositada. Os tacos de comprimento padrão permitem que os jogadores acertem na bola com o centro da cabeça do taco, o que garante uma maior jogabilidade e precisão.

A sua votação: 
Average: 3.7 (9 votes)