Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

O que saber sobre um fairway wood

taco fairway wood

Na prática do golfe, existem vários tacos de golfe específicos para qualquer tipo de situação de jogo. Conheça tudo acerca de um fairway wood, conhecido como taco de madeira, e estabeleça um recorde mínimo de tacadas ao realizar um circuito.

O que é um fairway wood

Um fairway wood é um taco específico de madeira que é utilizado no fairway, um terreno regular que se encontra no centro do campo entre o tee e o green. Trata-se de um taco obrigatório num conjunto de tacos de golfe e é especialmente utilizado para cobrir as distâncias mais longas. As madeiras de fairway foram desenhadas para bater uma bola de golfe a partir do fairway, mas também podem ser utilizadas a partir do tee em buracos curtos apertados, onde a precisão é mais importante que a distância.

Quando se utiliza um fairway wood

A segunda tacada num buraco de par 5 é conhecida como a tacada mais aborrecida no golfe, pois é uma jogada que apenas encurta distâncias para o green. No entanto, esta pode ser fundamental para um golfista ganhar pontos aos mais diretos adversários e conseguir vários eagles. Nesse sentido, e para que a sua tacada vá o mais longe e seja o mais reta possível, um golfista deve jogar com um taco de madeira fairway. As madeiras de fairway mais comuns são a 1, 3 e a 5. Estes tacos são mais fáceis de bater que os drivers e que os ferros longos, uma vez que as madeiras têm menos tendência para torcer e não encravam na erva alta.

Tipos de tacos fairway

Para bater uma bola de golfe no fairway, existem várias madeiras de fairway que podem ser utilizadas. São elas:

Os tacos de madeira tradicionais: Os tacos de madeira tradicionais são tacos condutores que têm uma área de contacto maior e mais profunda que os demais. Para que uma bola vá o mais longe e o mais reta possível, é necessário que um golfista acerte no centro da face da cabeça de madeira.

Os tacos de madeira com pesos ajustáveis: Este tipo de tacos permite reposicionar a massa na cabeça de um taco de golfe, para que um golfista consiga alcançar uma tacada mais natural. Esta tecnologia é uma alternativa excelente para todos os golfistas que sentem dificuldades em realizar uma tacada com um voo reto. Através do reposicionamento da massa no calcanhar do taco, a trajetória da bola manter-se-á sempre em linha reta.

Os tacos de madeira de cabeça larga: Estes tacos permitem que um golfista bata uma bola em linha reta, independentemente de ter acertado no centro da face da cabeça do seu taco. A razão para que isto aconteça deve-se a um momento de maior inércia (MOI) na superfície do taco e à resistência da rotação do mesmo.

O fairway wood como o melhor amigo de um golfista

O fairway wood ou taco de madeira pode fazer com que um golfista se aproxime do green no menor número de tacadas possíveis. A maioria dos jogadores de médio/alto nível têm uma maior confiança numa madeira fairway do que em qualquer outro ferro e isso é determinante para completar com sucesso um circuito. A facilidade com que um taco acerta numa bola deve-se a dois elementos fundamentais do seu design:

  1. A superfície. Quanto maior for a cabeça de um taco fairway, maior é a sua estabilidade porque é improvável que torça por impacto. Isto ajuda a reduzir o impacto e faz com que a bola faça um voo reto.
  2. O ângulo loft. O ângulo loft de uma madeira de fairway é normalmente de 15 graus para a madeira número 3, 19 graus para a madeira número 5 e 24 graus para a madeira número 7. Por outro lado, o loft da madeira 5 corresponde ao ferro número 2 e da madeira 7 ao ferro número 4. Muitos dos golfistas intermediários utilizam as madeiras como substitutos naturais dos ferros.

A nova geração de madeiras fairway

Atualmente, as madeiras fairway deram origem a uma nova geração de tacos de golfe, os tacos de madeira/metal fairway. Nestes, foram efetuadas várias alterações para melhorar o jogo de um golfista. Das mais importantes, destacam-se as seguintes:

O baixo centro de gravidade: Um taco de madeira/metal é oco e o seu peso está concentrado na sola e na parte externa da cabeça do taco. Esta distribuição de peso permite colocar mais facilmente a bola no ar e aumentar o sweetspot ou área de perdão (o ponto onde acontece uma maior transferência de energia do taco para a bola).

Os Lofts fortes: O baixo centro de gravidade indica que o fabricante pode utilizar lofts fortes sem comprometer a sua trajetória principal. Esta inovação permite que a distância percorrida pela bola seja maior.

Os novos metais: Nos últimos anos, têm sido utilizados novos metais que trazem outras vantagens à prática da modalidade, nomeadamente, o aço e o alumínio. Estes são materiais mais leves e mais fortes e permitem que o golfista mantenha a força e integridade da cabeça do taco e, ao mesmo tempo, possibilita a colocação de uma maior pressão no calcanhar para uma maior estabilidade.

As pastilhas: Atualmente, os tacos de madeira/metal permitem a utilização de pastilhas. Esta é uma novidade recente que possibilita que um golfista obtenha uma maior capacidade de resposta da área de contacto entre o taco e a bola e isso é determinante para a realização de uma boa ou má tacada. Trata-se de um acessório que trouxe mais eficácia ao impacto da bola com a face do taco.

A eficácia: Muitos dos tacos de madeira/metal fairway são conhecidos por tacos que conseguem resolver os mais variados problemas que possam acontecer num circuito. Em vez de uma face plana, estes tacos possuem uma forma convexa ou arredondada e têm determinadas saliências para um melhor contacto com a bola. São os tacos mais utilizados quando a bola está num bunker.

A sua votação: 
Average: 5 (1 vote)