Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Que tipo de sapatos usar para jogar golfe

sapatos para jogar golfe

Na prática do golfe, não existe nenhuma obrigatoriedade no uso de determinado calçado, no entanto, existem sapatos de golfe específicos que contribuem para a melhoria do jogo de um golfista. Conheça que tipo de sapatos deve usar para jogar golfe e saiba qual a sua importância. 

Existe ou não a necessidade de utilizar sapatos de golfe próprios?

Na prática do golfe, não é necessário ter uns sapatos de golfe próprios, no entanto, existe um determinado tipo de sapato que garante uma maior estabilidade e equilíbrio durante o jogo.

Nos últimos 15 anos, os sapatos de golfe têm percorrido um longo caminho em termos de conforto e estilo e ainda hoje é possível encontrar sapatos de golfe da “velha escola” – sapatos pretos e brancos em pele. Porém, os sapatos de golfe atuais têm vários estilos e cores e a maioria não se distingue de outros calçados desportivos, como os mocassins ou até vários estilos de sandálias.

O nível de conforto dos sapatos de golfe também é muito maior do que o que costumava ser. Atualmente, existem sapatos de golfe para todos os gostos e carteiras, pois há modelos muito caros e outros mais acessíveis. Para todos os iniciantes, a compra de uns sapatos de golfe é uma mais-valia, na medida em que os ajuda a melhorar as suas técnicas e habilidades de jogo.

Tipos de sapatos de golfe

Um golfista tem à sua disposição vários tipos de sapatos de golfe e deve escolher aqueles que lhe oferecerem um maior conforto e estabilidade num determinado circuito de golfe. Dessa forma, pode optar pela escolha dos sapatos seguintes:

Sapatos de golfe com controlo de movimentos: Este tipo de sapatos de golfe é conhecido por controlar os movimentos dos golfistas. Tratam-se de sapatos mais pesados e rígidos, que apresentam uma sola plana e oferecem uma maior estabilidade a todos os jogadores.

Sapatos de golfe com estabilidade: Estes sapatos de golfe oferecem ao golfista uma maior segurança e firmeza nas suas deslocações ao longo de um campo de golfe. A sua estrutura estabiliza o pé quando este entra em contacto com uma superfície, independentemente de esta ser plana ou sinuosa e isso acontece graças à sua sola semi curva. As sandálias oferecem uma enorme estabilidade e, nos últimos tempos, têm tido uma popularidade crescente junto da comunidade golfista.

Sapatos de golfe com amortecimento: Trata-se de sapatos que foram construídos especificamente para amortecer qualquer tipo de pancada ou impacto, principalmente na zona dos calcanhares. São ideais para serem utilizados em terrenos rough ou nos bunkers. Os modelos mais adequados são os de sola curva e semi curva, pois estimulam o movimento dos pés.

A importância dos picos da sola nos sapatos de golfe

Os picos que se encontram na sola de um sapato de golfe, também conhecidos como “spikes”, são acessórios fundamentais na prática de um jogo de golfe, uma vez que garantem o máximo equilíbrio e estabilidade do swing de um golfista na realização das suas tacadas. É de realçar que os avanços materiais permitiram que os picos das solas dos sapatos evoluíssem para um novo patamar. Inicialmente eram feitos em aço ou tugnésio, o que garantia uma maior mobilidade nos campos mais pesados. Atualmente, são feitos em materiais termoplásticos, conhecidos por picos suaves ou “soft spikes” e são mais confortáveis e eficazes do que os de aço, pois distribuem o peso de um golfista por uma área maior, diminuindo igualmente os danos nos campos de golfe. Os picos suaves tendem a desgastar-se mais rapidamente e é por isso que necessitam de serem mudados com mais frequência.

A sua votação: 
Average: 3.7 (3 votes)