Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

O taco de golfe iron

O manuseamento correto de um taco de golfe iron é muito importante para o jogo e confiança de um golfista. Conheça o taco de golfe iron e as suas características principais e saiba porque é que a presença deste é fundamental num conjunto de tacos de golfe.

O que é um taco de golfe iron

Um taco de golfe iron, também conhecido como taco de ferro, é um tipo de taco específico que é considerado o mais difícil de manusear por qualquer golfista. Por norma, os tacos de golfe iron são utilizados quando as distâncias são curtas, mas também podem ser usados para a realização de jogadas de longa distância. Um conjunto de tacos de ferro engloba os tacos numerados entre o 3 e o 9, mais o taco de golfe wedge e cada um tem as suas próprias características. Este é um tipo de taco obrigatório num conjunto de tacos e é muito apreciado por todos os golfistas profissionais.

Os tacos de ferro essenciais

Um taco de golfe iron é o taco ideal para um golfista se aproximar mais rapidamente do green e isso permitir-lhe-á colocar-se em boas condições de completar um buraco. Para o conseguir fazer corretamente, tem à sua disposição vários tacos de golfe pelos quais pode optar. Num conjunto de tacos existe um máximo de 14 unidades, sendo que 8 são tacos iron e cada um tem as suas particularidades:

  • O taco iron número 3 é um ferro longo que pode ser utilizado para atingir grandes distâncias;
  • Os tacos iron 4, 5, 6 são ferros médios e produzem trajetórias mais elevadas;
  • Os tacos iron 7, 8 e 9 têm ângulos mais acentuados e são utilizados nas situações em que é necessário realizar uma jogada com uma trajetória mais elevada e curta.

É de realçar que a maioria dos conjuntos de ferro têm um taco iron número 3 através de um Pitching Wedge (listado 3-PW), dado que este é um taco que permite atingir uma maior distância. Contudo, estrategicamente, alguns golfistas substituem um taco iron 3 por um taco de madeira fairway com um loft mais elevado, pois acreditam que com este último é mais fácil acertar na bola.

As características principais dos tacos iron

Os tacos iron são presença obrigatória num conjunto de tacos de golfe e distinguem-se dos demais graças à particularidade das suas características-chave. São elas:

Lâmina vs Cavidade traseira

Uma lâmina de ferro oferece uma superfície de contacto mais pequena e uma linha mais fina na cabeça de um taco. Também tem mais massa atrás do meio da cabeça do taco, apelidado de “músculo traseiro”, o que oferece uma sensação muito suave na realização de qualquer tipo de tacada. Em contraste, a cavidade traseira de um taco tem mais peso na margem da cabeça do taco e isso faz com que a área de sweetspot seja mais alargada. Cada vez mais, os fabricantes constroem modelos que incorporam os benefícios da cavidade traseira com o estilo de lâmina e os tacos de golfe iron são disso um exemplo máximo.

Moldagem vs fabrico tradicional

Até ao início da década de 70, mais de 90% dos tacos de ferro eram produzidos com uma cabeça de taco em aço, de acordo com o estilo tradicional. Atualmente, a moldagem é o método principal de produção. O metal é “vertido” para um molde específico (consoante o tipo de taco) e isso faz com que seja mais fácil produzir as formas complexas que hoje os tacos de golfe apresentam. Contudo, o fabrico tradicional dos tacos de golfe é ainda muito apreciado junto da comunidade golfista e muitos acreditam que estes proporcionam uma jogabilidade exclusiva.

O conceito de Hosel Offset

Este é um conceito que reflete a medida entre a margem do hosel (onde o eixo entra na cabeça do taco) e a frente da face do taco. É muito importante, pois um taco com offset permite ter um contacto mais tardio com a bola e isso vai ajudar a equilibrar o impacto e a tendência da bola em ganhar qualquer tipo de efeito.

A pesagem progressiva

Os tacos iron destacam-se pela posse de materiais mais pesados, como o cobre ou tungsténio na sola dos ferros com menos loft. Esta inovação ajuda a baixar o centro de gravidade e a colocar a bola no ar. Contudo, a pesagem progressiva nos ferros mais curtos ajuda a produzir uma trajetória mais plana e mais baixa.

Encaixes vs linhas de marcação

Os encaixes acrescentam a rotação e o controlo ao voo de uma bola de golfe. Por outro lado, o valor das linhas de marcação mostram um excelente controlo – especialmente em terrenos rough. Estas linhas de marcação devem ser controladas de forma rigorosa, de modo a garantir que as condições de jogo são iguais para todos.

O ângulo de lie ou de posição

O ângulo de lie ou de posição é o menor ângulo formado pelo eixo do taco com a linha guia da face do taco. A colocação do ângulo de lie determina a posição de um taco de golfe e, no caso dos iron, estes podem ser adaptados ao corpo do golfista.

O ângulo loft

O ângulo loft representa uma medida, em graus, do ângulo em que a face do taco de golfe se encontra em relação à verticalidade do eixo e isso determina a trajetória de uma tacada. O ângulo de loft varia desde os 22 graus para um iron número 3 com trajetória baixa, até 64 graus para um wedge curto e elevado.

A sola da cabeça

Esta é a parte mais baixa da cabeça de um taco de golfe e a sua utilização é crucial para a boa performance de um golfista. Ao observar cuidadosamente a sola de um dos seus tacos de ferro, facilmente se aperceberá da existência de uma curvatura de uma ponta da cabeça até ao seu calcanhar. Esta curvatura faz com que as tacadas sejam mais certeiras e consistentes. Por outro lado, a largura da sola é também um fator de extrema importância, uma vez que garante uma melhor prestação no fairway e em condições de jogo mais apertadas.

A escolha do iron mais apropriado

No mercado, existem vários modelos de tacos de golfe iron que um jogador pode adquirir. No entanto, deve optar por escolher aquele que o faça sentir mais à vontade no campo de golfe, de modo a sentir-se mais confiante com a sua utilização e jogo. Dessa forma, pode optar por escolher um dos tacos seguintes:

  1. Taco de golfe iron para iniciantes: Este tipo de taco é o mais adequado para os golfistas iniciantes e intermediários que têm dificuldades em estabelecer o seu jogo. Eles apresentam uma face larga na cabeça de um taco, com uma sola maior e um offset generoso.
  2. Taco de golfe iron para profissionais: Este taco é adequado a todos os golfistas com conhecimentos e treinos mais aprofundados sobre a modalidade. Estes tacos agregam em si os benefícios da cavidade traseira com o estilo de lâmina, o que permite um maior controlo na realização de uma tacada.
A sua votação: 
Average: 4.5 (4 votes)