Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

O taco de golfe wedge

Taco de golfe wedge

À medida que os golfistas se vão aproximando do green e do respetivo buraco, maior é a importância e a utilidade dos wedges. Conheça um pouco mais acerca de um taco de golfe wedge e saiba como pode diminuir consideravelmente o seu número total de tacadas.

O que são os tacos wedges

Os wedges são tacos de golfe pesados que têm uma face muito aberta e são caracterizados por terem lofts diferentes (normalmente entre os 45 e os 60 graus). Estes tipos de tacos têm uma enorme importância, dado que são os responsáveis principais por retirar uma bola de um bunker ou erva alta (rough).

Cada tipo de wedge tem as suas próprias características, o que faz com que uns tacos sejam mais indicados do que outros para um determinado tipo de distância e posição. Dessa forma, quanto mais baixo for o loft, maior será a distância que um jogador poderá alcançar.

Atualmente, os wedges têm lofts e formas de cabeça diferentes e é por isso que muitos golfistas transportam até quatro wedges distintos nos seus sacos, para terem uma maior capacidade de resposta sobre as dificuldades que possam surgir à volta do green.

As principais características dos wedges

Os wedges são tacos de golfe específicos e distinguem-se dos restantes devido à singularidade das suas características principais. São elas:

O ângulo de salto ou bounce

O ângulo de bounce ou salto (ângulo formado pela sola do taco com a linha de guia) é uma das características mais importantes de um wedge, pois vai permitir ao golfista avaliar a posição da bola no terreno e qual o taco de golfe que deve escolher. Quando o ângulo da sola do taco com a linha de guia for paralela ao chão, o ângulo de salto ou bounce é zero. Esta característica faz com que a cabeça do taco passe pela areia ou outras superfícies, sem “esburacar” em demasia as mesmas. Trata-se de um ângulo muito reduzido (máximo de 16 graus), mas é essencial para sair de um bunker e é um elemento obrigatório na constituição de um conjunto de tacos de golfe.

Os novos materiais

Tal como acontece com os putters, os wedges são alvo de muitas experiências por parte dos mais diversos fabricantes para melhorar a eficácia e jogabilidade de um taco de golfe. Um dos exemplos são as cabeças dos tacos feitas com materiais suaves, tais como o cobre ou liga de berílio, para aumentar a eficácia de uma tacada. Por outro lado, os fabricantes inventaram também novas formas de conceber um tipo diferente de rotação, permitindo controlar melhor a bola nas aproximações ao green.

A existência de um wedge de intervalo

Um dos principais desenvolvimentos na categoria dos wedges foi a introdução de um wedge de intervalo, também conhecido como dual. Este tipo de taco de golfe foi criado pela diminuição do loft do Pitching Wedge e tinha como objetivo principal aumentar a distância da tacada.

Os tipos de tacos wedge

A categoria dos wedges é composta por quatro tipos de tacos de golfe diferentes e cada um deles permite alcançar distâncias distintas. São eles:

Pitching Wedge: Este é o tipo de taco onde um golfista pode alcançar uma maior distância. Apresenta 45 a 49 graus de loft e é usado para as tacadas de aproximadamente 100 metros, no caso dos homens, e 80 metros no das mulheres. Tem um bounce mínimo entre os 2 e os 5 graus e, na maioria das vezes, é batido a partir da relva. Na verdade, um bounce elevado seria indesejável para este taco, pois seria mais difícil conseguir que a margem principal ficasse debaixo da bola.

Wedge de Intervalo: Este taco é também conhecido como “Dual Wedge” ou “Attack Wedge”. Apresenta 49 a 54 graus de loft e é utilizado para tacadas que cubram a distância aproximada de 90 metros, no caso dos homens, e 85 metros para as mulheres. Tem um bounce de 5 a 12 graus e este é um taco que não deve ser escolhido ao acaso. Escolha um loft que divida uniformemente o intervalo entre o Pitching Wedge e o Sand Wedge. Por exemplo, se tem um Pitching Wedge de 48 graus e um Sand Wedge de 56 graus, deve comprar um Gap Wedge com 52 graus.

Sand Wedge: Este taco tem lofts entre os 54 e os 57 graus e é usado para jogadas próximas dos 80 metros para os homens e 75 metros para as senhoras. Este tipo de taco é o que apresenta a cabeça mais incaracterística de todas, tendo um bounce bastante elevado (10 a 16 graus). O Sand Wedge apresenta uma sola mais larga (distância entre a ponta e o calcanhar principais). Todos os recursos foram aproveitados para diminuir o risco de fazer buracos no campo.

Lob Wedge: Este é o tipo de taco onde um golfista pode alcançar uma menor distância. Estes são também conhecidos como “Finesse Wedges”, uma vez que precisam de ganhar altura rapidamente e aterrar de uma forma suave. Apresentam 57 ou mais graus e são utilizados para jogadas que cubram a distância aproximada de 60 metros para os homens e 55 metros para as mulheres. O bounce é mínimo e varia entre os 0 e 10 graus, pois, nestes casos, há sempre pouco espaço debaixo da bola de golfe. É um taco com uma sola mais estreita e uma ponta principal mais fina. Este é um dos tacos de golfe mais apreciados por todos os golfistas, pois garante-lhes um swing completo, fazendo com que a bola voe mais alta e mais curta.

A sua votação: 
Average: 3.8 (5 votes)