Iniciar sessão

Votação

Como é que gosta de ver jogos de golfe?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Os tacos de golfe híbridos

taco de golfe hibrido

Na prática do golfe, os tacos híbridos, também conhecidos como utilitários, têm vindo a ficar cada vez mais populares junto da comunidade golfista. Conheça um pouco mais acerca dos tacos de golfe híbridos e substitua os seus tacos de ferro e de madeira fairway antigos.

O que são os tacos híbridos

A palavra híbrido significa algo que é de origem ou composição mista. No golfe, os tacos híbridos ou utilitários, reuniram em si as características principais dos tacos de ferro e das madeiras fairway e isso deu origem à produção de um dos tacos mais eficazes no que ao bater de uma bola de golfe diz respeito. Estes tacos são úteis em qualquer situação de jogo e é por isso que são muito apreciados pela comunidade golfista. Trata-se de tacos específicos que têm vindo a conquistar o seu espaço num conjunto de tacos de um golfista e tanto podem ser utilizados por profissionais como por amadores.

As características principais dos tacos híbridos

A utilização dos tacos híbridos é uma vantagem para qualquer golfista e isso deve-se à força das suas características principais. São elas:

O nivelamento da face do taco: Um híbrido apresenta uma face plana na cabeça do seu taco, o que lhe permite uma maior colocação da bola. Esta é uma característica que se encontra presente nos tacos de ferro e é contrária aos tacos de madeira que apresentam uma curva na sua face;

O peso do taco: A pesagem é distribuída ao longo do taco, à semelhança do que acontece com os tacos de ferro ou tacos de madeira fairway . Porém, a maioria dos tacos de madeira têm uma maior concentração de peso à frente para que a bola possa ir o mais longe e o mais reta possível;

A sola da cabeça do taco: A sola da cabeça de um taco híbrido é larga como as que existem nos tacos de madeira fairway e o taco apresenta um comprimento similar a um taco de ferro.

As principais vantagens dos tacos híbridos

A utilização dos tacos híbridos num circuito de golfe oferece duas vantagens essenciais para qualquer golfista. São elas:

Uma maior capacidade de adaptação: Uma das principais vantagens de um taco híbrido é a sua capacidade de adaptação às mais variadas situações de jogo e nelas conseguir utilizar o melhor de dois mundos, isto é, todas as vantagens dos tacos de ferro e dos tacos de madeira fairway. Os tacos híbridos são assim verdadeiros camaleões que se transformam de acordo com as necessidades dos golfistas.

Uma melhor tacada: A realização de uma tacada com tacos de ferro longos é muito difícil de ser executada. Dessa forma, os tacos híbridos vieram combater este handicap dos ferros e permitem que um golfista realize uma tacada com um menor esforço e menos loft. Há várias razões para que um golfista não se dê bem com a utilização de um taco de ferro longo e, dos problemas mais comuns, evidenciam-se os seguintes:

  • Um golfista não é capaz de fazer uma volta completa sobre o ombro do backswing;
  • Tem um movimento de swing muito rígido e fora de ritmo;
  • Possui tacos com lofts baixos. Estes são muito mais difíceis de serem manuseados.

O funcionamento dos tacos híbridos na prática

Os golfistas de elite, aqueles que são capazes de realizar todas as jogadas possíveis com os vários tipos de tacos, como por exemplo os tacos de ferro longos, têm mais conhecimentos e são tecnicamente mais evoluídos que os demais. Nesse sentido, os tacos híbridos vieram diminuir essa diferença, pois aproximam os jogadores intermediários dos jogadores de elite.

Os tacos híbridos beneficiam todos os jogadores que têm um swing mais lento, devido à falta de conhecimentos, idade, lesões ou outras condicionantes, pois permite-lhes arremessar a bola de golfe sem qualquer tipo de esforço adicional e isso coloca-os praticamente no mesmo patamar que aqueles que utilizam os ferros tradicionais.

Este taco de golfe é bom a partir do tee ou do fairway, mas sobretudo a partir do rough e em maus ângulos, uma vez que a sua cabeça é mais ampla e tem menos tendência a torcer que a de um ferro.

Por outro lado, os híbridos transformaram a forma como os golfistas fazem a aproximação aos pares longos 3, 4 e 5. A combinação única entre a cabeça de um taco madeira e o comprimento de um ferro, aliado ao sistema de peso especificamente desenhado, permite mais margem de erro do que o tradicional ferro longo e isso é uma vantagem gigantesca para qualquer golfista e para o seu jogo.

Os tacos híbridos são, sem dúvida, extremamente versáteis e tanto podem ser utilizados para substituir as madeiras de fairway com lofts elevados como os ferros mais compridos.

A sua votação: 
Average: 4 (8 votes)