Iniciar sessão
Votação
Newsletter
Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!
Quais os melhores exercícios de golfe para idosos

O golfe é uma atividade desportiva maravilhosa para um idoso praticar e ficar em forma. Conheça os melhores exercícios de golfe para um idoso e não deixe que a idade seja um obstáculo na hora de se divertir.
A importância do golfe para os idosos
Caminhar é um dos melhores exercícios cardiovasculares, especialmente para os idosos, uma vez que melhora o funcionamento das articulações, queima calorias e reforça a capacidade muscular e a densidade óssea.
Assim como o caminhar, algumas atividades físicas são vivamente recomendadas por médicos e terapeutas para todas as idades, mas ainda mais para a terceira idade e o golfe é disso um ótimo exemplo. Trata-se de uma atividade ao ar livre única que melhora a força, o equilíbrio, a resistência e a flexibilidade de um idoso. Por outro lado, é uma forma divertida de passar tempo de qualidade com os amigos.
O ideal seria fazer todo o circuito de golfe a pé, no entanto, se não tem o hábito de caminhar, não se preocupe com a distância que tem de percorrer. Comece por fazer o que puder e caminhe três ou quatro vezes por semana durante um período de 30 a 60 minutos. Ao fazê-lo, a sua condição física melhorará substancialmente e isso permitir-lhe-á obter um ótimo desempenho num campo de golfe.
Quais os melhores exercícios de golfe para idosos
Os exercícios de treino são ótimos para melhorar o jogo de um golfista, mas também ajudam a prevenir lesões. No caso dos idosos, os exercícios de golfe devem ser mais específicos, pois os tornozelos, os quadris e os ombros já não apresentam a mesma resistência ou vigor de outros tempos. Como tal, devem ser realizadas as seguintes rotinas de exercícios:
Fortalecer os ombros
O fortalecimento dos ombros passa pela realização de exercícios na máquina de remo ou pela utilização de halteres com pesos. Se optar pelos halteres, comece por colocar pesos baixos e vá aumentando o peso de uma forma gradual, ou seja, à medida que for desenvolvendo a sua força.
Melhorar a flexibilidade dos ombros
Ao melhorar a flexibilidade dos ombros, conseguirá manusear corretamente o seu taco de golfe e isso aperfeiçoará o seu jogo. Para o fazer, utilize uma bola medicinal e mantenha-a no ar o máximo de tempo que conseguir. Se a bola medicinal for muito pesada, tente segurar algo mais leve como uma pequena garrafa de água até que o seu ombro fique mais forte, resistente e flexível.
Alongar os ombros
Faça vários exercícios de alongamento nos ombros, pois, assim melhorará o seu swing. Comece por fazer rotações de ombro simples da frente para trás e vice-versa. Geralmente, estes exercícios são muito bons para aquecer os músculos superiores e devem ser realizados antes de se iniciar uma partida de golfe.
Fortalecer e alongar os tornozelos
Para realizar este exercício é preciso que se sente sobre os tornozelos, rodando-os no sentido dos ponteiros do relógio e no sentido inverso. O seu peso será suficiente para fortificar estas articulações. Por outro lado, para os alongar de uma forma mais perfeccionista, estique as pernas e os músculos que rodeiam os tornozelos, pois assim estará a trabalhar a sua flexibilidade.
Fortalecer e alongar o quadril
A realização de agachamentos e saltos de canguru são os melhores exercícios para fortalecer e alongar o quadril, uma vez que possibilitam trabalhar a sua resistência e flexibilidade.
Alongar os quadríceps
Para alongar os quadríceps, é preciso rodar corretamente o tronco. Ao fazê-lo, conseguirá melhorar o equilíbrio e a rotação e isso será muito vantajoso para melhorar o seu swing.
O ioga e a importância dos seus exercícios no golfe
O ioga pode não ser um complemento natural do golfe, mas os seus exercícios de flexibilidade e de equilíbrio ajudam a tonificar os músculos, a melhorar a amplitude de movimento e de equilíbrio de um golfista durante um jogo. Das poses de ioga mais conhecidas, destacam-se as seguintes:
A posição de cadeira
Esta posição permite trabalhar a resistência dos tornozelos, fortalecer as pernas e melhorar o equilíbrio.
A posição de gato e de vaca
Este exercício faz com que um golfista trabalhe a sua postura, melhorando a posição e a agilidade dos ombros e das costas. Trata-se de uma pose fundamental, dado que permite segurar um taco de golfe corretamente.
A torção da coluna
Para realizar este exercício, é preciso estar sentado no chão. À medida que for torcendo a coluna estará a trabalhar a sua agilidade e resistência e isso permitir-lhe-á melhorar as suas tacadas longas. Os ombros também ficam mais fortes e isso garante-lhe um maior domínio sobre os tacos de madeira.
A posição de prancha
Este exercício melhora o equilíbrio e desenvolve a força dos ombros e dos braços.
A posição de guerreiro
A pose de guerreiro fortalece os músculos dos braços e das pernas e melhora a agilidade dos tornozelos. Ao alongar os braços e as pernas estará a melhorar a amplitude de movimento e de equilíbrio.
Tenha em atenção que deve conversar com o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de exercício ou atividade, especialmente se sentir tonto, fraco ou cansado. Depois de ter autorização médica, alterne sempre a rotina de exercícios e divirta-se na prática de desportos saudáveis e divertido, como é o caso do golfe.